quinta-feira, abril 08, 2010

A Proteger

Camaleão (Chamaeleo chamaeleon)

O visitante inesperado

Introduzida há algumas décadas na zona do Algarve, é um réptil arborícola, conhecidos pela capacidade de alterarem rapidamente (em menos de 20 segundos!) a pigmentação da pele, de modo a passarem despercebidos, seja a predadores ou a presas. Não é tão conhecido é o facto de, tal como nos cefalópodes, a coloração do corpo depender muito mais do estado emocional do animal, da mensagem a transmitir a outros da sua espécie, da temperatura ou da luz.

A brilhante coloração do camaleão-fêmea ocorre durante a época de acasalamento, por exemplo. De modo geral, os camaleões são verdes a temperaturas elevadas e/ou expostos a luz intensa e acastanhados a temperaturas mais baixas. Machos em duelos por parceira mostrarão também as suas cores mais invulgares.

Mas como conseguem os camaleões mudar de cor? A pele destes animais apresenta células especializadas, os cromatóforos. Estas células estão rodeadas de fibras musculares, que, por acção do sistema nervoso, se podem contrair ou relaxar, fazendo variar o tamanho do cromatóforo.

Deste modo, com uma pele contendo dois conjuntos de cromatóforos com pigmentos diferentes (uma camada superior com pigmentos vermelhos ou amarelos, e outra, inferior, com pigmentos azuis ou brancos) e fazendo variar o tamanho de cada um, obtêm-se as diferentes tonalidades dos camaleões, misturando cores quase como se fossem tintas.

Sem comentários: