sábado, abril 10, 2010

As Praias

Fig.: Mapa das Praias

Praia da Angrinha

Comprimento e largura da praia (em metros): 300 x 100; com acesso pela estrada; parque de estacionamento; tem bandeira azul; bastante calma; vigiada pela capitania; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 15 º.


Separada da Praia Grande pelo Forte de São João do Arade (Castelo de Ferragudo), é uma praia bastante calma e onde o Rio Arade se encontra com o Mar, é normal ver-se por lá muitas canoas a fazerem a subida do Rio Arade.



Vista para a Marina de Portimão



Praia Grande

Comprimento e largura da praia (em metros): 1000 x 100; com acesso pela estrada; parque de estacionamento; tem bandeira azul; bastante calma; foi este ano de 2007 considerada a melhor praia para crianças no Algarve; enfermeira de serviço; vigiada pelo nadador salvador, com embarcações de patrulha, postos de vigia e vigiada pela capitania; prática de surf e voleibol; com restaurantes e cafés de praia; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 15 º.



Praia do Molhe


Comprimento e largura da praia (em metros): 50 x 30; com acesso pela estrada; parque de estacionamento; não tem bandeira azul; vigiada pela capitania; prática de surf; com restaurantes e cafés de praia; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 16 º.



Praia do Pintadinho

Comprimento e largura da praia (em metros): 150 x 80; com acesso pela estrada; parque de estacionamento; tem bandeira azul; vigiada pelo nadador salvador, postos de vigia e vigiada pela capitania; prática de surf e voleibol; com restaurantes e cafés de praia. O mar nesta praia é bastante calmo, muito indicada para crianças; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 16 º.


Praia dos Caneiros

Comprimento e largura da praia (em metros): 200 x 50; com acesso pela estrada; parque de estacionamento; tem bandeira azul; vigiada pelo nadador salvador, postos de vigia e vigiada pela capitania; com restaurantes e cafés de praia; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 16 º.


Existe ainda a Praia da Afurada, mas esta de difícil acesso pelo mar ou pela rocha, é preciso descer cerca de 35 metros para se alcançar a praia; comprimento e largura da praia (em metros): 400 x 30; temperatura média da água no Verão: 22 º/Inverno: 16 º.


Qualidade da Água

Quer ter acesso à previsão da qualidade da água* balnear da sua praia? Clique aqui para ver os resultados.

* com base nas previsões meteorológicas

http://www.vivapraia.com/

Cuidados com o Sol


Como se pode observar, durante o verão, a temperatura no Algarve é por norma elevada (pode chegar excepcionalmente aos 40ºC) e os períodos de Sol são extensos. É de conhecimento geral que o excesso de exposição ao Sol pode provocar doenças graves como o cancro da pele.


O procedimento mais seguro é a utilização de protectores solares de índice de ecrã alto, principalmente para as crianças.


Por último, nunca é demais advertir para a regra-chave de quem vai de férias e preza o corpinho: evitar a exposição solar das 11 às 16 horas, não esquecer o chapéu e os óculos escuros... e a boa disposição, claro está!


Bandeira Azul (O Óscar das Praias!)


A Região do Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis no País, este ano com 55 praias, o maior aumento (mais 7 que em 2005) em resultado de 4 novas candidaturas (Ingrina, Carvoeiro, Pintadinho e Oura-Leste), 8 reentradas e 5 saídas.


Em Ferragudo temos galardoadas com a Bandeira Azul as praias do Pintadinho, dos Caneiros e a Praia da Angrinha.


Para informações actualizadas sobre a ABAE/FEE (Associação Bandeira Azul da Europa) e os projectos que desenvolve poderá ser consultada a sua página na Internet em - http://www.abae.pt/ ; http://www.abae.pt/bandeira/ba07/inicio.php -. Está em activação um link específico da Bandeira Azul, para consulta e recolha de informação sobre as praias galardoadas com Bandeira Azul e a região onde se situam.

Sem comentários: